quinta-feira, 8 de maio de 2014

A Polêmica Prova do ENEM!

O "Fantástico" exibiu uma matéria no domingo passado a respeito das polêmicas que envolvem as provas de redação do ENEM... Aquela polêmica que se repete ano após ano!!!

Na matéria, eles mostraram que alguns repórteres se inscreveram para a prova e fizeram redações que continham partes de músicas, relatos errôneos a respeito da História, entre outras coisas...

Algumas redações foram anuladas e outras não!
A matéria questionou vários pontos, mas esqueceu-se de questionar o que está sendo de fato avaliado pelo ENEM na prova de redação.

Na minha opinião, uma prova de redação deve avaliar se o aluno escreveu a redação dentro do tema, se o texto tem coesão, coerência, grafia e argumentação corretos. Acredito que História deve ser avaliada na prova de História, Geografia na de Geografia, Matemática na de matemática... E na prova de redação o que tem que ser avaliado é o texto.
Pensando assim, cópias invalidam a prova (não foram escritas pelo aluno, ainda que sejam apenas trechos). Hino de futebol, letra de música e recadinho para o Papai Noel (se estiverem dentro da proposta e citados, por que não?!), caso contrário, anulado também!

* Ah, e agora provas com deboche são anuladas! Oi? Antes essa regra não valia? Achei que isso estava implícito!
... palavras abreviadas, na minha opinião não podem ser consideradas como corretas e devem sim ser descontados! Um texto não deve ser escrito da seguinte maneira: pq, tb, c/. Isso fere a ortografia!

Outra coisa, um texto com cinco linhas para mim não é uma redação é um ou dois parágrafos! Deveria ser desconsiderado e anulado!

Acho que o que precisa ser definido com urgência é o que estão avaliando nas redações do ENEM, com regras claras e objetivas. Depois, precisam escolher bons profissionais para corrigirem as redações. Professores com vontade, sem preguiça e que saibam o tamanho da responsabilidade deles: permitir ou não a entrada de um aluno bem ou mal preparado para a faculdade. Também é preciso acabar com a piada que tem sido essa prova a cada ano! Isso vale não só para a prova de redação como para todas as outras...

Sobre o sistema educacional eu falo outro dia porque é difícil acreditar que vivemos num país em que as prioridades para construir um país melhor, mais forte e civilizado são esquecidas pelos governantes e devoradas por interesses!!!

Para ler a matéria do "Fantástico"é só acessar:

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/05/redacoes-pontuam-no-enem-mesmo-ferindo-criterio-tecnico.html

Coloque aqui a sua opinião!!!

Lívia.

2 comentários:

Ana Paula disse...

Lívia eu assisti à matéria e é repugnante pensar em profissionais que corrigem as redações e ganham por demanda. E a qualidade desta correção?
Em se tratando de educação está tudo vergonhoso.
Beijo.

Si, mãe da Isabela disse...

já reparou como tudo é pelo Ibope ? já reparou como os valores estão distorcidos ? já reparou como cada vez mais o mundo esta do avesso ? eu estou começando a achar que as pessoas nem sabem ao certo o que estão fazendo "na vida" e quanto isso interfere na vida de muitos !

adorei o texto e concordo com vc ....

bjos