quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

A menina que roubava livros e as questões do meu coração...

Li o livro. Sim, li o livro e me apaixonei pela história, por Liesel, por Max, por Rudy... Cada um deles acrescentou muito em meu coração. O livro é o livro e é riquíssimo em detalhes... Desde que li o livro já se passaram 5 anos... No entanto, o livro deixou marcas em mim, marcas profundas, marcas de reflexão!

Assisti ao filme nessa semana e o ele é maravilhoso. Muito fiel ao livro! Ver a carinha triste e doce de Liesel comove... Eis que me pego novamente pensando em tudo que pensei há 5 anos, porém, agora com uma visão 5 anos mais madura.
Durante o filme chorei algumas vezes, mas foi ao final dele que me debulhei em lágrimas!
Assim que as luzes do cinema se acenderam, fiquei paralisada, sem me levantar da cadeira e chorei!
Chorei por pensar que somos nós, seres humanos, que criamos nossos próprios sofrimentos, nossas próprias dores! Chorei por pensar que apesar de "racionais", nós matamos, roubamos, espancamos, estupramos, ofendemos, por puro prazer. Que prazer é esse?
Em determinada parte do filme, algumas crianças correm felizes com um jornal na mão dizendo que a Inglaterra declarou guerra a eles (alemães). Estavam esperando pela guerra! Será que por serem crianças enxergavam a guerra com inocência? Será que não entendiam exatamente do que se tratava? Será que por serem seres humanos já têm a maldade dentro de si? Ou, como já dizia Rousseau: "O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe."?
Voltando ao filme: chorei por pensar que somos nós que criamos a guerra e depois choramos por nossos mortos, chorei por pensar que nós (nossa política) criamos sistemas que nos deixam mal educados (sem educação, escolas...), inseguros (com medo até de sairmos no portão de nossas próprias casas). Vivemos num mundo onde há fome, há sede, há frio, há sem teto, há pessoas morrendo por falta de atendimento em hospitais públicos, há falta de leitos, há corrupção, há maldade... e tudo isso foi gerado por nós mesmos!
As ondas de calor, as tempestades de neve, as enchentes, a seca... é culpa nossa! Mexemos tanto em tudo e não queremos parar! Onde tem dinheiro, tem também um cheiro fétido de "nem te ligo", de "não estarei aqui daqui 100 anos"!

Bom, chorei e meu coração ficou cheio de dúvidas e de tristezas!

Porém, a menina que roubava livros, roubou também o meu coração! Vale a pena a leitura e vale a pena assistir ao filme!

Lívia.

2 comentários:

Ana Paula disse...

Quero muito fazer os dois: ler e assistir ao filme!
Sensível teu comentário! Beijo.

Si, mãe da Isabela disse...

Oi Li....

Este em especial eu não li, mas quando vi que saiu o filme eu pensei (normalmente não é tão bom mas é a minha chance ;) adorei saber que vc indica e me pego pensando por tudo que vc escreveu como será importante para mim exatamente na fase que estou ....

saudades dos teus post

beijos em vc e no lindo Henrique