quarta-feira, 22 de maio de 2013

... e para a educação brasileira TUDO! NADA!!!

Cada dia fico mais descrente na população brasileira. Não sei onde vamos parar se continuarmos seguindo o rumo atual!
A Virada Cultural é uma idéia genial, uma maneira de levar a todos: cultura, arte, lazer e diversão. Após ter passado pelas ruas de São Paulo durante a Virada, cheguei a conclusão de que não podemos ter eventos como esses...
Vi pessoas pulando e destruindo pontos de ônibus, pessoas passando em bando e batendo em quem vinha desacompanhado, pessoas desrespeitando semáforos e faixas de pedestres. Pessoas se agarrando no meio da rua. Uma total desordem! Um caos!
O índice de violência foi grande, teve morte, teve gente ferida... mesmo com policiais nas ruas... O que eu estava vendo parecia coisa de filme (de terror e violência, de vandalismo!).
Não tem jeito! Desde que o Brasil foi "descoberto" não aprendemos a respeitar nosso país e as pessoas (de uma maneira geral). Fomos dominados por uma população que queria tirar proveito da nossa terra, proveito da mão de obra escrava indígena, depois dos escravos africanos... Não aprendemos a viver em sociedade (em seu significado real). Aprendemos a tirar proveito das situações e dos outros. Não consigo ver um fio de esperança no fim do túnel!
Vândalos destruindo bens públicos que o trabalhador (que sua a camisa para ganhar o pão de cada dia) vai utilizar no dia seguinte... É triste, é verdade!
A educação desse país está cada dia pior! Dentro de casa, na escola, na sociedade! É uma bola de neve. Ninguém respeita ninguém. Não se respeita mais pai e mãe, não se respeita filho, não há respeito por amigos e colegas, não se respeita mais a figura do professor, não há respeito aos alunos, não há respeito à Escola... imaginem então se alguém irá respeitar um estranho, um desconhecido!
Precisamos "adestrar" (me desculpem o termo!) para depois dar os "prêmios"!

Outro fato que aconteceu recentemente foi a história do boato da Suspensão do Bolsa Família. Foi um boato que também ocasionou violência, desespero e vandalismo. E se o Bolsa Família realmente precisasse ser suspenso? O resultado seria uma Guerra Civil? Estado de Sítio?
Os governantes desse país precisam abrir os olhos. Não é dando dinheiro que vamos tirar o país da miséria! Talvez seja o caminho mais fácil para disfarçar a realidade, mas não é o caminho certo e tampouco o que resolverá os problemas brasileiros!
Precisamos oferecer acesso a educação (e que seja de QUALIDADE). Precisamos oferecer acesso a saúde, investindo em saneamento básico, alimentação, hospitais e postos de saúde para todos (e de QUALIDADE). Precisamos mover as finanças desse país e gerar empregos e incentivar a população a trabalhar (assim como os assalariados que não ganham o Bolsa Família).
Temos que investir na educação antes de abrir cotas nas faculdades e universidades. Com uma educação de qualidade desde a base, todos poderão competir por uma vaga (de igual para igual).
Temos que melhorar a educação dos professores, investir em qualificação. Exigir deles um ensino de qualidade e não tirar matérias como Estudos Sociais e Ciências. Essas matéria não atrapalham na alfabetização e nem na construção do conhecimento matemático. Professores desqualificados ou desmotivados, sim! Investir no professor é o começo de tudo! Nos "melhores"países, os professores estão acima de qualquer outra profissão. Eles devem ser bem preparados, cobrados e valorizados!
Quem sabe, se formos mudando tudo isso aos poucos (e começando agora), não possamos ver a mudança positiva começando timidamente daqui há uns 50, 60 anos?! Distante, não é?! Mas precisamos começar AGORA!

Lívia.

2 comentários:

Ana Paula disse...

Lívia, um post duro, mas muito necessário.
Está muito ruim e não querem que estas coisas sejam mostradas. Querem fazer de conta que tudo está bem, que tudo correrá bem na Copa...
Penso que não só na educação, na valorização dos professores que se deva investir. De alguma maneira nas famílias, ainda que muitas já tenham saído da estrutura pai-mãe-filhos, mas uma boa parte da educação deveria sair de dentro de casa para ser aprimorado, acrescentado na escola.
Beijo

Ana Paula disse...

Oi Lívia! Hoje passando para desejar um bom final de semana e deixar um convite para conhecer um blog sobre literatura infantil! Beijo

http://cachinhosleitores.blogspot.com.br/2013/06/grande-reinauguracao.html