sexta-feira, 8 de março de 2013

Mulher, mulher...

É, hoje é dia 8 de março, dia em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher.
Infelizmente essa data tem uma triste origem. Em 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada em Nova Iorque, ocuparam a fábrica para reivindicar melhores condições de trabalho (redução da carga horária), salários equiparados com os dos homens e tratamento digno. Essa manifestação foi reprimida com violência: as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 mulheres morreram queimadas.
Em 1910, durante uma Conferência na Dinamarca, ficou decidido que esse dia passaria a ser considerado o Dia Internacional da Mulher, em homenagem àquelas trabalhadoras. Somente em 1975, a ONU oficializou a data através de um decreto.
Outras manifestações por parte de mulheres na Rússia, Estados Unidos e Europa por melhores condições de trabalho e vida também levaram o mundo a comemorar esse dia.

O objetivo dessa data não é apenas comemorar e relembrar dos antigos acontecimentos. É uma data importante para se fazer debates, reuniões e reflexões sobre o papel da mulher na nossa sociedade nos dias de hoje. Acredito que a mulher já conquistou muita coisa: direito de emprego, educação, participação política, direito de voto, direito de serem eleitas, igualdade de direitos, entre outros. No Brasil, há pouco tempo conquistamos a Lei Maria da Penha. Ainda não funciona exatamente como deveria, ainda existem muitas mulheres agredidas todos os dias, mas a Lei já é o primeiro passo contra tanta covardia! Sim, conquistamos muita coisa, mas, ainda temos muito o que pensar sobre o papel das mulheres e os seus direitos...

A mulher se destaca cada dia mais no âmbito profissional e mostra que é capaz de seguir qualquer profissão. Apesar de não ter a mesma força física dos homens, a mulher é FORTE em outros sentidos, é tão inteligente e capaz quanto os homens, tem sensibilidade, garra, é intuitiva...
A mulher também tem um papel muito importante dentro de casa. Apesar de os tempos serem outros e muitos homens dividirem com as mulheres as tarefas domésticas, na maior parte do tempo, a mulher é a "cabeça" da casa. É ela quem faz a lista de compras, é ela quem decide como a casa será limpa, é ela quem cuida da decoração e do aconchego do lar...

A mulher é quem gera! Quem dá a vida... Quem carrega uma criança por 9 meses na barriga, que amamenta ou tenta amamentar!

Não tem como negar, a mulher é mesmo muito especial!

Acredito que cabe a mulher escolher o que quer para a sua vida: se quer trabalhar, casar, ter filhos, ficar em casa... e não deve sofrer preconceitos se quiser ser solteira convicta, nem se quiser trabalhar, casar e não ter filhos, nem se quiser ser dona de casa...

Por isso, gostaria de parabenizar todas as MULHERES no dia de hoje e também os HOMENS que tratam suas mães, irmãs, esposas e filhas com carinho, respeito e amor!


Lívia.


2 comentários:

Minha Filha Minha Vida disse...

Ser mulher é realmente incrível e acredite eu só descobri o valor disso depois de casada, e principalmente depois da Isabela ... fui criada numa família onde os filhos homens sim eram os preferidos então imagine só o valor deste dia nesta época da minha vida !

beijos e parabéns pela mulher que vc é !

✿ chica disse...

Muito legal esse texto! Parabéns pelo nosso dia! beijos,chica